IMPACTOS

ÁUDIO: Podcast aborda primeiro ano da enchente em Venâncio Aires e as lições de quem passou pelo maior evento climático da região

Publicado em: 05 de maio de 2025 às 13:20 Atualizado em: 05 de maio de 2025 às 13:21
  • Por
    Portal Arauto
  • Estruturas foram totalmente destruídas pelas águas do Rio Taquari, em Vila Mariante | Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Diversos bairros e localidades do município foram afetados; duas mortes também foram registradas

    Parte da estrutura das casas em Vila Mariante seguem abandonadas após a enchente | Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto

    A partir desta quarta-feira (30), o projeto 30/04: Entre a dor e a reconstrução, lições que a água deixou, lançado pelo Grupo Arauto de Comunicação, poderá ser conferido pela comunidade em diversas plataformas. A iniciativa visa relembrar um ano do maior evento climático enfrentado pelos municípios da região.

    Venâncio Aires, que fica entre os Vales do Rio Pardo e Taquari, registrou o aumento das águas ainda na madrugada de 30 de abril, quando a parte baixa da cidade, foi, de fato, atingida. Para relembrar o episódio que, depois, afetou distritos do interior, especialmente Vila Mariante, foram produzidos áudio, texto, fotos e vídeos, que destacam os momentos de angústia e apreensão e, também, a reconstrução do município.

    Após 12 meses, as marcas ainda podem ser vistas pela comunidade, seja na área mais baixa da cidade ou no distrito de Mariante, que foi abandonado por boa parte dos moradores. Os materiais da Capital do Chimarrão foram produzidos pela jornalista Mônica da Cruz, que acompanhou de perto o trabalho de resgate das famílias, a reconstrução de empreendimentos comerciais e residências e as ações organizadas pela Administração Municipal para auxiliar a população e visando novos eventos extremos.

    De acordo com o coordenador do Núcleo de Jornalismo do Grupo Arauto, Rafael Cunha, a proposta é apresentar um conteúdo multimídia que seja acessível a diferentes públicos, alcançando ouvintes de rádio, seguidores nas redes sociais e leitores do Portal Arauto. Além da Capital do Chimarrão, o projeto contempla Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Vera Cruz.

    Ouça o podcast completo sobre o primeiro ano da enchente em Venâncio Aires e saiba mais sobre as lições deixadas pela tragédia e os passos para a reconstrução: