Temperaturas são causadas por um bloqueio atmosférico associado a um sistema de alta pressão
A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul e que deve persistir até, pelo menos, o fim da semana tem gerado desconforto. Em Santa Cruz do Sul, as temperaturas, causadas por um bloqueio atmosférico associado a um sistema de alta pressão, têm se destacado pela intensidade. No período de uma semana, o município mais populoso do Vale do Rio Pardo registrou três dos dez dias mais quentes do ano.
Há sete dias, em 26 de fevereiro, a cidade registrou 38,1°C, a oitava temperatura mais alta do ano. Essa marca é seguida pelos 37,9°C registrados no último sábado, nono lugar do ranking. Já a segunda-feira foi um dos mais quentes dos últimos meses em Santa Cruz. Os termômetros alcançaram 38,8°C, que colocam 3 de março como o sexto colocado no top dez elaborado pela reportagem a partir do dados de uma estação meteorológica instalada na região central.
A onda de calor anterior, que inclusive levou ao adiamento do ano letivo na rede estadual há um mês, também ganha destaque no ranking das maiores temperaturas. O primeiro lugar é de 4 de fevereiro, quando a temperatura em Santa Cruz chegou a 39,2°C. Também fazem parte da lista das dez maiores marcas desse período os registros de 38,7°C em 3 de fevereiro, 37,9°C em 9 de fevereiro e novamente 39,2°C no dia seguinte, 10 de fevereiro.
Leia também
Temperaturas mais altas do ano em Santa Cruz até o momento:
1. 04/02 – 39.2 °C
2. 10/02 – 39.2 °C
3. 25/02 – 39.1 °C
4. 23/01 – 39.0 °C
5. 05/02 – 38.8 °C
6. 03/03 – 38.8 °C
7. 03/02 – 38.7 °C
8. 26/02 – 38.1 °C
9. 01/03 – 37.9 °C
10. 09/02 – 37.9 °C
Notícias relacionadas

Venâncio Aires apresenta demandas não contempladas no projeto da concessão da RSC-453; confira
Na próxima quarta-feira, está agendada uma audiência pública na Câmara de Vereadores

Rio Pardo abre processo seletivo para motorista de veículo pesado e operador de máquina
As inscrições iniciam na segunda-feira

Governo federal anuncia entrega de novas ambulâncias para municípios da região
Na região, quatro cidades serão contempladas; confira quais

Santa Cruz é quinto município com mais casos de dengue no estado
Bairros com maior número de confirmações são Centro, Arroio Grande, Dona Carlota, Faxinal e Santa Vitória