Ex quis monitorar vítima e a acompanhou até delegacia. Medidas protetivas foram solicitadas pela polícia e decretadas pela Justiça
Um caso inusitado de violência doméstica vem sendo investigado pela Polícia Civil em Rio Pardo. No dia 21 de fevereiro, uma mulher decidiu registrar uma ocorrência contra o seu ex-companheiro. O homem ficou desconfiado e quis ir junto com ela até a delegacia. Intimidada e com medo, a vítima não teve outra escolha.
Escreveu em um bilhete o pedido de ajuda, para que o acusado não pudesse ver do que se tratava. Plantonista na ocasião, o comissário Alessandro Simões atendeu o caso. “Imediatamente coloquei ela em um local reservado, na Sala das Margaridas. Verifiquei qual era a situação e tratei de dar o atendimento que ela estava pedindo”, comentou o policial.
Uma ocorrência de ameaça, que teria acontecido no dia anterior, foi registrada. “Esse homem já tinha saído de casa, e estava tentando voltar, porque não aceitava o término do relacionamento”, detalhou o comissário. A Polícia Civil solicitou medidas protetivas de urgência em favor da vítima, contra o acusado, que foram decretadas pela Justiça.
Ele poderá ser preso caso volte a se aproximar da mulher. “Nós temos adotado prioridade nesses casos. Todo e qualquer mandado de prisão que nos chega, ou mandado de busca para localizar arma, a Seção da Investigação imediatamente já sai atrás para capturar”, apontou Simões.
Segundo o delegado Anderson Faturi, o Poder Judiciário e a polícia estão focados no combate à violência doméstica. Cerca de 90% das prisões realizadas este ano em Rio Pardo estão relacionadas a crimes de violência doméstica, incluindo ameaças de morte e tentativas de feminicídio.
Para Faturi, o aumento no número de registros e prisões é um indicativo positivo, pois significa que o Estado e a sociedade estão olhando de forma mais atenta para esses casos, tornando as medidas de proteção e punição mais eficazes. “Sempre existiu. Agora se está sendo efetivo no registro, na investigação, no afastamento, na prisão se necessária, e na proteção da mulher.”
Leia também
Notícias relacionadas

Dois veículos se envolvem em acidente em Santa Cruz
Colisão foi registrada no fim da tarde desta sexta-feira

Homem foge após ser flagrado pescando em açude de empresa privada em Santa Cruz
Crime aconteceu na localidade de Cerro Alegre Baixo

Homem que matou vizinho em Vale do Sol é condenado
Rui da Silva foi julgado nesta sexta-feira, no Fórum de Vera Cruz; caso teve como estopim discussão por ataque a carneiros

BM prende dois homens por invadir e furtar empresa no Distrito Industrial
O crime ocorreu por volta das 2h desta sexta-feira