Durante reunião, a Seasc se colocou à disposição para colaborar com a gestão do prefeito Sérgio Moraes
A Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc) apresentou recentemente ao governo municipal propostas para um plano de arborização e a revisão do Código de Obras da cidade. A entidade se colocou à disposição para colaborar com a gestão do prefeito Sérgio Moraes em diversos projetos urbanos, incluindo o Túnel Verde.
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, um dos integrantes da Seasc, Fábio Azevedo, relatou uma reunião em que participou junto com o prefeito Sérgio Moraes e secretários municipais. Durante a conversa, a entidade enfatizou a necessidade de um planejamento integrado, considerando planos de mobilidade e arborização.
Azevedo explicou que, em relação ao Plano Diretor, o objetivo é simplificar o código e dar mais agilidade e facilidade para arquitetos e engenheiros na execução dos projetos. “Também favorecer a questão burocrática dentro da Prefeitura e possibilitar a análise”, descreveu.
Com mais de 100 associados, a Seasc também se colocou à disposição para discutir internamente as propostas com seus parceiros. “Cada engenheiro e arquiteto urbanista pode colaborar e dar sua opinião sobre o Código de Obras e o Plano Diretor da cidade. Santa Cruz tem cada vez mais automóveis e motos, e começamos a observar vários gargalos em entroncamentos. Tudo isso precisa ser debatido. Por isso, a sociedade se coloca à disposição”, frisou.
Túnel Verde
Recentemente, a entidade emitiu um ofício às secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Planejamento apresentando medidas emergenciais, como escoramento e poda drástica para evitar a perda de árvores. “Acreditamos que essa obra deveria ter sido discutida anteriormente. Quando falamos do projeto, não nos referimos à atualização, pois ele foi elaborado por uma arquiteta cujo trabalho admiramos. No entanto, os passos de execução da obra deveriam ter sido debatidos melhor com a sociedade”, destacou.
De acordo com Azevedo, para contribuir com a cidade, é fundamental contar com um grupo de trabalho para discutir planos específicos, como o de arborização e o Plano Diretor. “Isso também depende da visão da gestão municipal. Precisamos dialogar com os gestores e construir uma ideia de futuro para o município, definindo para que lado ele deve crescer”, concluiu.
Notícias relacionadas

Caso de raiva em morcego confirmado em Santa Cruz é incomum na área urbana
Animal contaminado estava no Bairro Santuário. Informação foi revelada pela médica-veterinária Daniela Klafke

HSC inicia estudo elétrico para climatização na Ala São Francisco
A verba para a melhoria na infraestrutura da casa de saúde no valor de R$ 1,3 milhão é proveniente de uma emenda parlamentar

Emenda parlamentar garante novo veículo para saúde de Venâncio Aires
Recurso foi viabilizado pelo deputado federal Heitor Schuch e intermediado pelo vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila

Prazo para inscrição de agroindústrias encerra nesta sexta-feira
Interessados devem procurar a Secretaria da Educação, com a nutricionista Caroline Ortolan, para formalizar o interesse em participar do evento