Projeto é uma das opções na cédula de votação da Consulta Popular deste ano
Entre os projetos apresentados na Consulta Popular deste ano e que podem ser escolhidos pelos eleitores está o Centro Regional de Capacitação Turística Portais do Vale. A iniciativa visa promover a capacitação de profissionais, fortalecer e estruturar os pontos turísticos do Vale do Rio Pardo.
Integrante do Conselho do Turismo de Vale do Sol, Marieli Müller, destaca que já há um local para a construção do Centro e que o recurso oriundo da Consulta Popular seria importante para iniciar as primeiras fases. Dos seis projetos que constam na cédula de votação, os três que tiverem maior votação irão receber recursos do Governo do Estado.
O primeiro lugar ganhará o valor valor e o segundo e terceiro, cerca de R$ 600 mil. “Este valor seria suficiente para as primeiras etapas. Após, a gente daria continuidade a este projeto”, salienta.
Marieli explica que a obra do Centro Regional de Capacitação Turística prevê salas de aula para treinamentos, auditório para realização de eventos, espaço para exposições culturais e turísticas, além de uma área de convivência e um museu. “Porque quando a gente fala de história, a gente não fala só da local, mas de toda a nossa região, de todo o nosso estado, nosso Brasil, nosso mundo, porque isso tudo se integra.”
Para a integrante do Conselho do Turismo de Vale do Sol, a proposta de número 4, vai trazer benefícios para toda a região. Segundo ela, o projeto surgiu a partir do conselho de Vale do Sol, que é atuante e vem organizando discussões sobre o tema. “E vai ser para toda a região, porque a gente precisa trabalhar o turismo de forma integrada, não só no município de Vale do Sol. Porque quando os turistas vêm, quando as pessoas abraçam essa causa, eles sempre abraçam em nível regional”, ressalta. “O espaço ele visa promover o turismo em toda a região e, com isso, fortalecer também a qualificação profissional, desenvolvimento cultural, valorização das riquezas da nossa região”, complementa.
O futuro Centro, de acordo com Marieli, vai destacar as potencialidades turísticas tanto na área urbana quanto nas áreas rurais dos municípios do Vale do Rio Pardo. As ações serão realizadas com apoio da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) e não apenas para os profissionais ligados a área do turismo, mas, também, para quem pretende ingressar no ramo.
A Consulta Popular 2024 segue até sexta-feira (6). Cidadãos que possuem título de eleitor podem participar do processo que ocorre de forma on-line, através do site oficial.
Notícias relacionadas
Inspeção de saúde para jovens de 2006 será em fevereiro
Quanto ao alistamento dos jovens nascidos em 2007, o período segue até o dia 30 de junho
Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul atenderá em novo endereço
Serviço organiza últimos detalhes burocráticos para assinar contrato de locação
Abastecimento de água deve ser normalizado neste sábado em Venâncio Aires
Três bairros tiveram problemas em decorrência do rompimento de uma rede
Prefeitura de Mato Leitão busca adesão a programa federal de iluminação pública
Um estudo sobre a situação municipal será realizado e tem prazo de 60 dias para conclusão