Município quer que definição seja através de voto. Vereadores argumentam que lei não pode ser votada agora
Um projeto que vem repercutindo em Vera Cruz neste fim de ano é o de número 098/2016, de origem do Poder Executivo. Ele dispõe sobre a forma de nomeação de diretores e vice-diretores nas escolas municipais e tem opiniões divergentes. De um lado, a Secretaria de Educação argumenta que o projeto visa extinguir a eleição direta (nos moldes de hoje), em que muitas vezes a política partidária interfere e gera conflitos dentro dos educandários. De outro, alguns vereadores entendem que o projeto não deva ser aprovado em final de gestão, já que faltam menos de dois meses para que o novo prefeito, eleito em 2 de outubro, assuma o Município.
A discussão está acirrada e originou até uma visita ao Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM) na última semana. O órgão emitiu um parecer. No texto consta que, diante do exposto, o órgão entende pela inviabilidade jurídica do Projeto de Lei 98, de 2016, em função do período eleitoral. Com isso, o relator da comissão de Constituição, Justiça e Redação, vereador Dalvo Wink, afirma que emitirá, junto com a comissão de Orçamento, Finança e Tributação, um parecer desfavorável ao projeto. Os legisladores têm prazo de sete dias para emitir o documento. Wink concorda que o projeto visa a democracia, mas que este momento (final de mandato) não é oportuno para aprovação. “O parecer do IGAM e o das comissões será remetido ao Executivo, que precisa também ajustar alguns artigos, julgados inadequados pelo IGAM”, explica. O projeto pode voltar à pauta de discussões e ser votado no ano que vem, mas com o consentimento dos novos gestores públicos.
A matéria na íntegra você lê na edição impressa do Jornal Arauto deste sábado.
Notícias relacionadas

Osmar Severo: trajetória de política e tradicionalismo na região
Ex-vereador e secretário de Obras de Santa Cruz destacou sua história na Arauto News

Obras de duplicação da RSC-287 vão contar com inovações para resistir a enchentes e alagamentos
Projetos baseados em estudos técnicos da UFRGS preveem estrutura mais robusta e novas soluções para minimizar impactos climáticos

Prefeitura de Pantano Grande trabalha para instalar novas empresas no município
Prefeito Mano Paganotto compartilhou detalhes sobre as negociações em andamento com uma companhia nacional

Conheça as candidatas que concorrem à corte da Lifasc
Elas foram apresentadas oficialmente em evento realizado nessa sexta-feira