Candidata a vice-prefeita de Santa Cruz pelo PT é a terceira entrevistada na Arauto News, nesta quarta-feira
Marta Nunes, 53 anos, candidata a vice-prefeita pelo PT em Santa Cruz, na chapa que tem João Pedro Schmidt como cabeça de chapa, deu sequência às entrevistas na Arauto News nesta quarta-feira (4). Ao se apresentar diante do microfone, Marta falou com orgulho de suas origens. A mulher negra, nascida no bairro Bom Jesus e que residiu em várias casas alugadas, entre Bom Jesus, Senai e vila Schulz, filha de industriária e de operário da construção civil, percebeu desde cedo que a educação era o melhor caminho para transformar a realidade.
Desde cedo Marta se dedicou aos estudos, fez sua formação básica toda em escola pública, e depois foi para a universidade, na Unisc fez o curso técnico de Química Industrial. E foi além, com Mestrado em Química na Universidade Federal de Santa Maria, depois Doutorado em São Paulo, e pós-Doutorado na UFRGS, quando entrou na docência superior, há 20 anos. Da longa trajetória acadêmica para a política, sua caminhada sempre esteve ligada ao movimento negro. Muito atuante na Sociedade União, também se vinculou a movimentos sociais negros em Santa Cruz e de transformação social. Acabou atuando na produção de projetos sociais, pois acredita na retribuição por tanto que a educação pública, custeada pelo povo, lhe deu.
Naturalmente, como candidata a vice-prefeita, Marta refletiu sobre a área da educação, e destacou que deseja promover a melhoria de índices e resultados de forma igualitária, alcançando todo o município. Essa visão inclusiva ela busca estender em outras áreas de desenvolvimento social também, para o crescimento do município como um todo.
Marta também refletiu sobre o sistema público de saúde. “Temos um atendimento básico, relativamente eficiente, mas não temos um atendimento da mesma qualidade nas especialidades”, disse. Ela falou da importância de haver transparência nas filas de especialidades e da longa espera. Destacou que a melhoria na informação, que não seja desencontrada ao chegar em quem precisa, é fundamental. Para ela, sobre a questão da Corsan, que também versa sobre saúde pública, a chapa se eleita precisa agir como fiscalizadora, para que se faça cumprir o contrato, pois sabe que as queixas pela falta de água são inúmeras. Assim como refletiu sobre a importância do saneamento básico e dos percentuais ainda baixos de cobertura. Ações envolvendo água e saneamento fazem parte da saúde integrada, assegura Marta, e merecem a atenção da gestão.
O plano de governo foi construído de forma colaborativa, acrescenta ela. Transporte público gratuito e mobilidade urbana, por exemplo, estão pensados de forma integrada e com sustentabilidade, econômica e ambiental. Marta destaca que o valor do transporte hoje é considerado alto e, além desse comprometimento da renda para muitas famílias, há deficiência de linhas, especialmente para atender nos finais de semana. “É um serviço essencial, portanto é atribuição da gestão municipal”, destacou. Também destacou a importância de descentralizar iniciativas para os bairros, como os eventos culturais, fazendo com que as periferias ganhem economicamente, além da mobilidade e segurança.
A Cobertura das Eleições 2024 do Grupo Arauto tem o patrocínio de Tatiane Fortuna Bruxel, reumatologista e médica da dor, Lucas Bruxel, cardiologista, Viva Assessoria de Condomínios, Cedil Diagnóstico por Imagem, New Cars, Cuppini Autopeças e Serviços, Cosner Soluções em Infraestrutura de TI, Agro Fumigações, Sayonara Tur, Funerária Caminho da Paz e Lisaruth Open Mall.
Notícias relacionadas
“Nós somos essa renovação para Venâncio Aires”, afirma Maciel Marasca
Candidato à majoritária foi o primeiro entrevistado na Arauto 90,5
Novas urnas eletrônicas farão estreia nessa eleição
Equipamentos estão prontos para receber os votos dos mais de 155 milhões de eleitores em todo o país no pleito de outubro
Candidatos a Prefeitura encaminham suas propostas à CDL Santa Cruz
Francisco Carlos Smidt, João Pedro Schmidt, Helena Hermany e Sérgio Moraes falaram sobre seus planos para o comércio local
STF valida prisão após condenação pelo júri
Criminosos que forem condenados por homicídio passarão a cumprir a pena imediatamente, sem o direito de recorrer em liberdade