É preciso que o estudante tenha vínculo com a agricultura, esteja terminando ou tenha concluído o Ensino Fundamental
A Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol) abriu, nesta segunda-feira (2), as inscrições para jovens filhos de agricultores familiares interessados em ingressar na escola em 2025. É preciso que o estudante tenha vínculo com a agricultura, esteja terminando ou tenha concluído o Ensino Fundamental. Para iniciar o processo de inscrição, um responsável pelo jovem deve entrar em contato com a Efasol das 8h às 17h30min pelo fone (51) 99978-5016 e agendar uma visita guiada. As inscrições vão até 21 de novembro.

EFASOL ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ NOVEMBRO | DIVULGAÇÃO
A Efasol é uma escola comunitária de ensino médio e técnico em agricultura que trabalha através da pedagogia da alternância, ou seja, uma semana o jovem passa na escola estudando disciplinas referentes tanto ao ensino médio, quanto do ensino técnico, e outra semana fica na propriedade, pesquisando sua história, de sua família, da propriedade onde reside, bem como de sua comunidade e município. A escola é fundamentada em quatro pilares, dentre eles está a formação integral, que visa a formação tanto técnica e profissional dos estudantes, quanto humana, artística, social, cultural, etc.
A escola atualmente possui duas turmas de primeiro ano (que somam 41 estudantes), uma de segundo ano (com 32 estudantes), uma de terceiro ano (com 27 estudantes), além de uma turma de estágio com 50 jovens. São estudantes de 16 municípios diferentes das regiões do Vale do Rio Pardo, Central, Centro-Serra, Alto da Serra do Botucaraí e Alto Jacuí.
A nova turma que ingressará na Efasol em 2025 acompanhará de perto o andamento da construção da nova sede da escola, cujas obras iniciaram em 2023 em parceria com a Prefeitura de Vale do Sol. Os primeiros módulos, ou seja, os dormitórios masculino e feminino, já estão em construção e proporcionarão mais comodidade aos estudantes em formação, além de poder acomodar mais jovens interessados em cursar o ensino médio e técnico agrícola na região.
Notícias relacionadas

Soja tem 80% das lavouras colhidas no Rio Grande do Sul
A colheita é favorecida por condições climáticas estáveis, com predomínio de dias ensolarados e de tempo seco

Vassoura-de-bruxa: entenda como uma praga na agricultura levou o Amapá a pedir ajuda nacional
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional está atuando para apoiar os produtores rurais afetados

Classificação nas propriedades coloca Sistema Integrado em risco
Projetos de lei sobre a classificação do tabaco nas propriedades dos produtores no Paraná e em Santa Catarina reacendem discussões sobre os impactos à cadeia produtiva

Governo federal reconhece estado de emergência em Candelária devido à estiagem
Decisão foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União