É preciso que o estudante tenha vínculo com a agricultura, esteja terminando ou tenha concluído o Ensino Fundamental
A Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol) abriu, nesta segunda-feira (2), as inscrições para jovens filhos de agricultores familiares interessados em ingressar na escola em 2025. É preciso que o estudante tenha vínculo com a agricultura, esteja terminando ou tenha concluído o Ensino Fundamental. Para iniciar o processo de inscrição, um responsável pelo jovem deve entrar em contato com a Efasol das 8h às 17h30min pelo fone (51) 99978-5016 e agendar uma visita guiada. As inscrições vão até 21 de novembro.
A Efasol é uma escola comunitária de ensino médio e técnico em agricultura que trabalha através da pedagogia da alternância, ou seja, uma semana o jovem passa na escola estudando disciplinas referentes tanto ao ensino médio, quanto do ensino técnico, e outra semana fica na propriedade, pesquisando sua história, de sua família, da propriedade onde reside, bem como de sua comunidade e município. A escola é fundamentada em quatro pilares, dentre eles está a formação integral, que visa a formação tanto técnica e profissional dos estudantes, quanto humana, artística, social, cultural, etc.
A escola atualmente possui duas turmas de primeiro ano (que somam 41 estudantes), uma de segundo ano (com 32 estudantes), uma de terceiro ano (com 27 estudantes), além de uma turma de estágio com 50 jovens. São estudantes de 16 municípios diferentes das regiões do Vale do Rio Pardo, Central, Centro-Serra, Alto da Serra do Botucaraí e Alto Jacuí.
A nova turma que ingressará na Efasol em 2025 acompanhará de perto o andamento da construção da nova sede da escola, cujas obras iniciaram em 2023 em parceria com a Prefeitura de Vale do Sol. Os primeiros módulos, ou seja, os dormitórios masculino e feminino, já estão em construção e proporcionarão mais comodidade aos estudantes em formação, além de poder acomodar mais jovens interessados em cursar o ensino médio e técnico agrícola na região.
Notícias relacionadas
Inscrições para o Programa Troca-Troca abrem nesta quinta em Venâncio Aires
Os pedidos podem ser realizados até o dia 19 de setembro, na Secretaria de Desenvolvimento Rural
Conab vai doar sementes de arroz para agricultores familiares do RS
Compra será feita por leilão eletrônico nesta quinta-feira
PAA: Conab realiza compra de alimentos da agricultura familiar gaúcha
Ação visa o atendimento de demandas de insegurança alimentar no contexto da calamidade pública no estado gaúcho
Secretaria de Agricultura inicia entrega de sementes de milho pelo Programa Troca-Troca
Os produtores que realizaram a solicitação na pasta devem comparecer na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, para receber as sementes e assinar o contrato do Programa