Vereador Eduardo Wartchow sugeriu autorizar as concessionárias a explorarem de forma comercial as estruturas que servem de abrigo
O vereador de Santa Cruz do Sul Eduardo Wartchow (Novo) acredita que a exploração publicitária das paradas de ônibus de Santa Cruz do Sul pode ser uma alternativa para garantir a sustentabilidade financeira do transporte coletivo. Ele apresentou um projeto de lei que autoriza as concessionárias a explorarem de forma comercial as estruturas que servem de abrigo para quem aguarda pelos ônibus. O texto inicia a tramitação nesta semana.
Segundo o parlamentar, essa medida busca gerar novas fontes de receita e pode contribuir para a redução dos subsídios que o Executivo destina ao serviço. A contrapartida prevista é que os recursos gerados sejam destinados à redução dos valores que o município paga para garantir a operação do transporte coletivo. Essa medida busca aliviar a pressão sobre os cofres públicos sem repassar o custo adicional para os usuários do sistema.
Pela proposta, a concessionária poderá utilizar as paradas como espaço publicitário com algumas condições específicas. A principal exigência é que a publicidade não comprometa a segurança dos passageiros, motoristas e pedestres e mantenha a harmonia visual. Além disso, as campanhas publicitárias devem ser aprovadas pela administração e não podem conter conteúdos discriminatórios ou que promovam produtos ilegais.
Caso a proposta seja aprovada pelos parlamentares e avance, a responsabilidade pela manutenção das paradas de ônibus com materiais publicitários ficará a cargo da concessionária. “Essa medida poderá trazer melhorias na infraestrutura das paradas de ônibus […] garantindo um ambiente mais adequado e seguro para os usuários do transporte público”, colocou Eduardo Wartchow na justificativa.
Notícias relacionadas

Criação de vagas para monitor em Santa Cruz vai impactar positivamente comunidade autista
Projeto foi aprovado na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores

Após agressão a médica, projeto propõe instalação de câmeras em unidades de saúde
Elaborado por Edson Sortica (PL), o texto iniciou sua tramitação nessa segunda-feira

Dez projetos foram aprovados nessa segunda-feira no Legislativo
A reunião foi conduzida pela presidente Nicole Weber (Podemos)

Câmara aprova o reajuste dos servidores públicos municipais
Sessão foi conduzida pelo vice-presidente Serginho Moraes (PL)