Nos próximos dias, uma comitiva do município visitará Caxias do Sul, cidade referência no acolhimento a essa população
O aumento no número de pessoas em situação de rua que buscam o Albergue Municipal de Santa Cruz do Sul exige uma ação mais efetiva por parte da Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão. Na primeira semana deste ano, entre 15 e 17 indivíduos procuraram o local para passar a noite. Já na última noite, esse número subiu para 44.
Embora esse crescimento seja positivo em termos do acolhimento oferecido, na garanta da alimentação e dos cuidados adequados, para a secretária Fátima Alves da Silva, é preciso dar um passo adiante. O objetivo agora é buscar alternativas para reintegrar essas pessoas ao mercado de trabalho formal.
Nos próximos dias, uma comitiva de Santa Cruz visitará Caxias do Sul, município referência no acolhimento a essa população. Na Serra Gaúcha, a equipe conhecerá o Centro POP, que oferece refeições, apoio para a regularização de documentos, orientações sobre emprego e outros benefícios.
Determinar com precisão o número de pessoas em situação de rua em Santa Cruz é um desafio. Por ser o município mais populoso e com a economia mais dinâmica do Vale do Rio Pardo, a cidade atrai muitas dessas pessoas. Em 2025, a Prefeitura já ajudou seis cidadãos a retornarem aos seus municípios de origem. Estima-se que atualmente cerca de 70 pessoas estejam em situação de rua em Santa Cruz.
Notícias relacionadas

Venâncio Aires terá quatro representantes na Hannover Messe 2025
Evento é a maior feira internacional de tecnologia industrial, tendências e inovações dos setores industriais e de manufatura avançada

Conselho Escolar manifesta preocupação com nova portaria da Seduc e seus impactos na qualidade da educação; entenda
Medida deve entrar em vigor ainda em 2025

Papa Francisco deixa o hospital após quase 40 dias internado
Recuperação deve seguir com fisioterapia e acompanhamento médico

Sindilojas-VRP celebra 62 anos neste domingo
Entidade que é referência para o comércio em oito municípios da região é reconhecida por sua atuação junto ao desenvolvimento do setor e da inovação