Entre os destaques está a atuação no período da enchente e o combate a incêndios na região
Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho encerraram 2024 com 524 ocorrências atendidas. Entre os chamados, destaque para 250 ocorrências relacionadas às cheias que afetaram a região Centro-Serra entre os dias 29 de abril e 2 de maio.
Além de atendimentos, os bombeiros atuaram no recebimento e distribuição de doações para os atingidos e na intermediação de apoio aéreo para operações de resgate. Também foram feitos 158 atendimentos pré-hospitalares, 55 remoções de pacientes, 23 combate a incêndios, 12 abastecimentos de água, cinco buscas e salvamentos, sete manutenções de vias, quatro salvamentos de animais, quatro atendimentos em situações de vendavais, três atividades preventivas, dois apoios operacionais institucionais e a remoção de um enxame de abelhas.
Além disso, conforme o levantamento dos profissionais, foram utilizados cerca de 180 mil litros de água nas operações.
Presidente dos Bombeiros Voluntários, Junior Fardin, salienta que no passado houve investimentos tanto na formação da equipe quanto na aquisição de novos equipamentos. Entre as novidades, ele destaca um novo sistema se segurança com fechaduras eletrônicas e monitoramento da sede operacional, a compra de um barco com motor, aparelhos de radiocomunicação através de doação organizada pelo Instituto Vakinha em cooperação com o influenciador Badin.
Ainda, viaturas também foram incorporadas a frota. Um dos veículos adquiridos é um caminhão de combate a incêndios, especialmente preparado para atender áreas rurais, que contou com recursos provenientes da tradicional campanha do fumo e o Fundo Social Sicredi. Também foram adquiridas duas ambulâncias, que estão passando por um processo de caracterização. Além disso, uma viatura especial está sendo adaptada para o transporte de equipamentos, como desencarceradores, geradores, moto-bomba e tanque de água, com o objetivo de melhorar a agilidade nas operações de resgate veicular para vítimas presas em acidentes. Dois importantes equipamentos também foram adquiridos, sendo um desencarcerador pesado e um monitor de sinais vitais, ambos doados pelo Sicredi Centro-Serra.
Fardin ressalta a importância do apoio das prefeituras de Sobradinho, Lagoa Bonita, Ibarama, Passa Sete e Segredo, que colaboram com recursos por meio de termos de fomento, permitindo a manutenção de materiais e veículos. A entidade pretende se reunir com os Executivos municipais até março, conforme o acordo firmado no ano anterior.
O presidente dos Bombeiros Voluntários também agradeceu a Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Sobradinho pelo recurso mensal repassado, que permite o pagamento das contas de água, luz e telefone. Ainda de acordo com Fardin, o apoio da comunidade Evangélica de Sobradinho é fundamental para a manutenção do comodato do terreno da sede operacional.
Notícias relacionadas
Dois automóveis se envolvem em acidente no Bairro Bela Vista, em Venâncio Aires
Uma mulher ficou ferida e foi encaminhada à UPA
Polícia apreende máquina para fabricação de ecstasy em Venâncio Aires
Uma mulher que estava no local afirmou que o material estava sendo mantido pelo filho
RS volta a bater recorde de ano mais seguro da história com redução de indicadores criminais
2024 encerrou com queda de 17% nos homicídios em todo o Estado: foram 1.380 vítimas no total
Homem é preso por suspeita de armazenar e compartilhar pornografia infantil
A análise do material apreendido indica a manifestação de vontade com forte inclinação do suspeito abusar sexualmente de uma adolescente de seu convívio familiar