A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV), presente no sangue
Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (2) no Diário Oficial da União torna pública a decisão de incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) os medicamentos ombitasvir, veruprevir, ritonavir e dasabuvir no tratamento contra a hepatite C.
De acordo com o texto, os quatro medicamentos incorporados serão utilizados em casos de hepatite crônica causada pelo genótipo 1 em indivíduos com fibrose avançada e cirrose. A portaria entra em vigor hoje.
A doença
A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV), presente no sangue. Entre as causas de transmissão mais comuns estão a transfusão de sangue e o compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para a confecção de tatuagem e colocação de piercings.
Notícias relacionadas
Secretaria de Desenvolvimento Social atende mais de 100 famílias em Rio Pardinho
Equipes auxiliaram vítimas da enchente na resolução de pendências para a regularização da inscrição ao Auxílio Reconstrução
Da maleta às lojas físicas: conheça a Deluxe
Com espaços em Rio Pardo e Santa Cruz, empreendimento do casal Helen Marimon e Tales Theisen aposta em semijoias e linha de óculos solares
Câmara aprova aumento da pena de feminicídio para até 40 anos
A pena atual de 12 a 30 anos de reclusão aumenta para 20 a 40 anos. Matéria passa para sanção presidencial
Recadastramento no Auxílio Reconstrução encerra nesta sexta-feira
Os venâncio-airenses atingidos podem encaminhar a solicitação por meio do site da Prefeitura