Iniciativa contou com parceria da TAG Livros e apoio do Instituto Cervantes
A campanha “Juntos pela Leitura do RS” encerrou em setembro com uma arrecadação total de 72 mil livros. Os exemplares serão destinados para restaurar os acervos das bibliotecas públicas impactadas pela enchente de abril e maio no Rio Grande do Sul.
A iniciativa, realizada pelo Instituto Estadual do Livro (IEL) e pelo Sistema Estadual de Bibliotecas do RS (SEBP) – instituições da Secretaria da Cultura (Sedac) –, em parceria com a TAG Livros e o apoio do Instituto Cervantes, recebeu exemplares de todo o Brasil.
A campanha teve início em junho, após a tragédia meteorológica que resultou na perda inicialmente estimada de 100 mil livros. Apesar do número previsto por meio de visitas técnicas presenciais aos locais afetados, verificou-se que nem todos os exemplares disponíveis nas bibliotecas foram perdidos. O montante arrecadado na ação, segundo o IEL, será suficiente para recompor os acervos das bibliotecas.
Leia também
“Nossa missão é propiciar às pessoas o acesso a bens como a leitura, contribuindo com o seu desenvolvimento cultural e com a construção de uma sociedade mais consciente. Por isso a importância dessa ação”, destaca o diretor do IEL, Silvio Bento, que também é diretor do Departamento do Livro, Leitura e Literatura (DLLL) da Sedac. “Após o recebimento dos livros, o foco das equipes do IEL e do SEBP foi trabalhar na classificação das obras, que foram encaminhadas para as primeiras bibliotecas. Também orientamos e capacitamos profissionais para atuarem junto às instituições.”
Bento ressalta ainda que a prioridade, neste momento, é a triagem dos títulos que ainda faltam e a organização dos kits de acervo, necessários para a recomposição das bibliotecas afetadas. “Em meio ao caos da enchente, nos perguntamos qual seria o maior benefício que a TAG conseguiria gerar, e entendemos que ajudar a reconstruir as bibliotecas era uma missão que estava ao nosso alcance”, conta o fundador da TAG Livros, Gustavo Lembert.
Com mais de 30 mil exemplares distribuídos até agora para 12 municípios, o projeto entregou doações para Canoas (9 mil); Lajeado (6 mil); Marques de Souza (3,1 mil); Porto Alegre (2,6 mil); Dom Pedrito (2 mil); Dona Francisca (1,5 mil); Jaguari (1,5 mil); Alvorada (1,3 mil); Arvorezinha (1,2 mil); Eldorado do Sul (1,2 mil); Cachoeirinha (500); e Camaquã (200). Novas remessas de livros serão entregues nas próximas semanas.
Notícias relacionadas
Piazito realiza almoço de pré-estreia
Atualmente 60 crianças e adolescentes de diferentes localidades do interior de Santa Cruz do Sul participam do projeto social do CTG Recanto Nativo, localizado em Linha Brasil
Feira do Livro terá Guri de Uruguaiana, Shana Müller, mostra de teatro e corrida escolar
Programação da 26ª edição agrega mais atividades e retorna para o Parque de Eventos, entre 30 de outubro e 3 de novembro
Confira as regras de acesso ao Parque da Oktoberfest
Festa da Alegria inicia na próxima quinta-feira
Sesc Venâncio Aires comemora 18 anos do grupo de idosos do Maturidade Ativa
Atualmente, iniciativa reúne 220 membros