Prazo de inscrições deve ser aberto na segunda quinzena de setembro e a aplicação das provas deve ser no início de dezembro
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul está ultimando os preparativos para a abertura de mais um concurso público que vai selecionar novos profissionais para a área da educação no município. O prazo de inscrições deve ser aberto na segunda quinzena deste mês e a expectativa para aplicação das provas é início de dezembro.
Conforme o edital serão disponibilizadas 34 vagas para professores com carga horária de 20 e 40 horas semanais, além de outras 10 vagas para atendentes de Emei. Haverá ainda formação de cadastro reserva para os cargos de professor, psicopedagogo, supervisor escolar, orientador educacional, auxiliar de disciplina e auxiliar de escola.
Do total de 34 vagas para docentes, cinco serão destinadas para professor dos anos iniciais do fundamental 20 horas e 15 para professor dos anos iniciais do fundamental 40 horas; uma vaga para professor de geografia 40 horas; duas para professor de informática 40 horas; cinco para professor de educação física 40 horas; duas para professor de educação especial 20 horas e quatro vagas para professor de educação especial 40 horas.
A estimativa dos organizadores é que participem do certame cerca de 5 mil candidatos de todas as regiões do Brasil. As inscrições serão somente online, pelo site da empresa organizadora do concurso, a Consulpam, a mesma responsável pelo certame em 2019. A taxa de inscrição será de R$ 115,00 para candidatos que desejarem disputar vagas de nível médio e R$ 165,00 para interessados nas vagas de nível superior.
Terão direito à isenção da taxa doadores de medula óssea, conforme critérios que estarão explicitados no edital, e também candidatos com direito a concorrer pelo sistema de cotas. Nessa categoria enquadram-se pessoas com deficiência e pessoas negras (pretas e pardas), que terão direito a 20% das vagas oferecidas.
As provas serão objetivas e de múltipla escolha. Para candidatos de nível superior serão 35 questões de conhecimentos gerais, sendo 15 de língua portuguesa e 20 de legislação municipal referente à área de educação, além de 25 questões de conhecimentos específicos. Para esses também haverá prova de títulos. Já para os cargos de nível médio serão 30 questões de conhecimentos gerais, sendo 10 de língua portuguesa, 5 de noções de informática e 15 de legislação municipal, além de outras 20 de conhecimentos específicos.
Outro ponto importante a destacar é a avaliação psicológica que será exigida para os cargos atendente de Emei, auxiliar de disciplina e auxiliar de escola. Essa etapa terá caráter eliminatório e classificatório.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Administração (Sead), Juliana Panke, os conteúdos solicitados na hora da prova serão similares aos do concurso realizado em 2019, portanto os interessados em participar já podem começar a estudar. “Estamos finalizando os trâmites para abrir as inscrições, porém os conteúdos das provas serão muito semelhantes ao do último concurso. No site da prefeitura é possível encontrar o edital da época e se basear por ali”, sugeriu ela.
Juliana informou ainda que ninguém deixará de efetuar a inscrição devido a dificuldades de acesso à internet. A prefeitura irá disponibilizar um computador para os candidatos que necessitarem.
Para sanar dúvidas com relação ao concurso público, basta ligar para o telefone (51) 3690 4147 e falar com Juliana. Outra opção é ir pessoalmente na Sead, que fica na Rua Coronel Oscar Jost, nº 1151.
Notícias relacionadas
O sorriso é como um raio de luz
Senhor, não permita jamais que eu me esqueça de sorrir com o coração
Philip Morris Brasil divulga vagas afirmativas para pessoas com deficiência
Feira online, que acontece em setembro, terá painéis de conteúdo dias 17 e 18 e oferece oportunidades de trabalho para os profissionais PcD
Estudantes do Curso de Direito da Unisc realizam viagem de estudos a Brasília
Na Capital Federal eles puderam conhecer diversos órgãos estatais e tribunais
Administração Municipal de Venâncio define diretrizes para Estudo Hidrológico
Projeto norteará a revisão dos planos Diretor e de Mobilidade Urbana, para atividades de reconstrução das regiões atingidas pela enchente