No mês passado, foi inaugurado um novo formato de sessão de julgamento com o Plenário Virtual
O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) inaugurou, em agosto, um novo formato de sessão de julgamento com o Plenário Virtual. A Segunda Câmara, sob a presidência de Edson Brum, está liderando o projeto piloto. O principal objetivo é aumentar a transparência na divulgação dos votos dos relatores.
Diferentemente das sessões de julgamento tradicionais, em que os votos são disponibilizados antecipadamente apenas aos magistrados, no Plenário Virtual, os votos ficam acessíveis a qualquer cidadão a partir do momento da abertura da sessão.
De acordo com o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Edson Brum, o órgão fiscaliza todas as contas das prefeituras, das Câmaras de Vereadores, das empresas públicas e do Governo do Estado. “Nós conferimos todas essas contas, como as das secretarias de Estado, autarquias e empresas”, explicou.
Leia também
Edson também destacou o trabalho de prevenção e orientação do TCE-RS. “O órgão orienta muito, tanto que temos uma regional em Santa Cruz — são oito ao todo — que servem justamente para estarmos mais próximos dos municípios, das Câmaras de Vereadores e das empresas que vendem para as prefeituras, para que possamos auxiliá-los e tirar dúvidas.”
Quanto ao Plenário Virtual, Edson evidenciou a agilidade que a inovação nos processos proporciona. “Hoje, fiscalizamos muito usando a tecnologia, pois as notas e os editais são eletrônicos nas prefeituras. Esse trabalho preventivo que realizamos no ano passado poupou para os gaúchos, somando todas as prefeituras e órgãos públicos do Estado, mais de R$ 1 bilhão”, enfatizou.
Ainda de acordo com Edson, o Plenário Virtual marca um avanço no TCE-RS. A tecnologia tem permitido a correção de eventuais irregularidades, evitando que gastos indevidos sejam efetivados. Essa e outras práticas do órgão geraram, no primeiro semestre de 2024, uma economia estimada em R$ 325 milhões aos cofres públicos.
Notícias relacionadas
Giro Pelo Rio Grande debate cenário político e econômico em Santa Cruz
Evento ocorreu na noite desta terça-feira no Auditório do Sicredi Vale do Rio Pardo
Cometa do Século poderá ser observado no Brasil ainda em setembro
Máxima aproximação do C2023 A3 será em 13 de outubro
Avenida Independência recebe instalação de dois quilômetros de ciclofaixa
Trabalho está sendo executado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz
Sucesso no Várzea, Util Confecções abre também na Independência
Loja que veste a família toda foi afetada com a enchente de maio e proprietários não desistiram, resolveram investir em filial