Programação foi encerrada neste domingo, com a participação da Patrona Eleonora Medeiros
A 25ª Feira do Livro de Venâncio Aires encerrou neste domingo (1º) com uma avaliação positiva dos organizadores. O evento literário, que começou no dia 29 de agosto, foi realizado, mais uma vez, no Parque do Chimarrão.
Conforme estimativa da gerente do Sesc local, Diane Lacerda Araújo, mais de 15 mil pessoas visitaram a Feira e aproximadamente 9 mil livros foram comercializados. Neste ano, a programação literária teve como patrona a escritora e contadora de histórias Eleonora Medeiros e (Re)construindo memórias e histórias como tema.
Conforme Diane, dez livrarias estiveram instaladas no Parque do Chimarrão divulgando e comercializando títulos. “Nós tivemos um crescimento em relação a 2023. Estamos muito satisfeitos com os resultados, visto que é uma feira em mais um ano atípico, onde as enchentes prejudicaram muito a nossa região. E mesmo assim, nós optamos por realizar uma feira e principalmente por isso, porque além dos livreiros, os artistas e a comunidade em geral precisa e merece um evento como esse, que movimenta a economia, a cultura e estimula a alegria”, salienta
Leia também
Ela destaca que a comissão organizadora visitou todos os livreiros e espaços instalados na Feira e a grande maioria ficou satisfeito com o evento. “O ambiente do parque, a feira de rua, ela é muito mais bonita, convidativa, atrativa. Nós tivemos uma rua literária, onde foram dez livreiros, cinco de cada lado, e as pessoas puderam circular livremente por ali, respirar esse ar de cultura e literatura nos espaços. O palco também, nós contamos com uma diversidade cultural nas apresentações, música, circuito, artes cênicas, contação de histórias e sessões de autógrafos.”
Porém, segundo Diane, algumas mudanças já estão sendo analisadas e devem entrar em vigor na próxima edição da feira. O principal ponto, de acordo com a gerente do Sesc Venâncio Aires, é com relação as atrações e atividades no período noturno. “À noite nós não temos muito público. Então, para a próxima, nós vamos aproximar mais a programação do horário diurno até a noitinha. Isso já vem em alguns testes que nós viemos fazendo nos últimos anos. O público da noite realmente não é o público da feira, mas então vamos nos adaptando em relação a isso”, reforça.
Diante adianta que a 26ª edição da Feira do Livro já começou a ser pensada e os pontos que precisam de melhorias irão ganhar atenção redobrada. Além do evento literário, quem foi até o Parque do Chimarrão pôde prestigiar a 13ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi), realizada nos dias 29 e 30 de agosto.
Notícias relacionadas
Santa Cruz sedia etapa regional dos Jogos Rurais nesta quinta
Evento terá início às 8h30min, na Unisc
Ciclo de Cinema Identidades e Inclusão inicia nesta terça em Santa Cruz
O evento ocorre entre os meses de setembro e novembro, todas as terças-feiras, às 19h30min
Casa das Artes Regina Simonis recebe propostas de exposições para 2025
Inscrições devem ser feitas até outubro
Semana Farroupilha inicia sexta-feira em Venâncio Aires
A 21ª edição da Semana Farroupilha de Venâncio Aires terá início na noite de sexta-feira (13). O evento ocorre na sede do Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição, no Parque do Chimarrão, a partir das 19h30min, com a fusão das…