O médico Robson Gonçalves foi o entrevistado do sábado (24)
No sábado (24), o programa Arauto Saúde, na 89,9 FM da Arauto News, trouxe como entrevistado o médico Robson Gonçalves. Em conversa com o jornalista Pedro Thessing, o reumatologista falou sobre a idade e os gêneros mais acometidos pelas doenças reumáticas, além dos diagnósticos mais comuns.
Robson destacou que as doenças reumatológicas abrangem diferentes públicos, independentemente de idade e gênero. “O reumatismo é um termo genérico que abrange mais de 100 doenças, cada uma com suas especificidades. A prevalência maior é em pessoas de meia-idade, embora os idosos apresentem uma maior quantidade de doenças. No entanto, as doenças reumáticas podem acometer desde crianças até idosos”, explicou.
Em relação às imunopatias reumatológicas, as mulheres têm uma prevalência maior. “Nos casos de osteoartrite degenerativa, homens e mulheres são afetados de forma semelhante. Já a osteoporose afeta especialmente o gênero feminino”, relatou Robson.
Leia também
O médico também comentou sobre os diagnósticos mais comuns dessas doenças. Segundo ele, alguns sintomas se manifestam após a prática de atividades físicas. “A osteoartrite é a condição mais comum em consultório. Trata-se de um processo degenerativo articular. Por exemplo, um profissional entre 40 e 50 anos que joga futebol de forma semiprofissional pode começar a sentir dores nas articulações, o que está relacionado ao reumatismo articular”, destacou.
O médico reumatologista reforçou ainda a importância de obter um diagnóstico correto para que o tratamento adequado possa ser iniciado.
O programa Arauto Saúde vai ao ar todos os sábados, das 8h às 8h30min, oferecendo um espaço dedicado à conscientização sobre a importância da qualidade de vida e bem-estar. Não deixe de sintonizar a Arauto News 89,9 FM para estar informado e cuidar da sua saúde.
Notícias relacionadas
Giro Pelo Rio Grande debate cenário político e econômico em Santa Cruz
Evento ocorreu na noite desta terça-feira no Auditório do Sicredi Vale do Rio Pardo
Cometa do Século poderá ser observado no Brasil ainda em setembro
Máxima aproximação do C2023 A3 será em 13 de outubro
Avenida Independência recebe instalação de dois quilômetros de ciclofaixa
Trabalho está sendo executado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz
Sucesso no Várzea, Util Confecções abre também na Independência
Loja que veste a família toda foi afetada com a enchente de maio e proprietários não desistiram, resolveram investir em filial