Ferramentas como o videomonitoramento, o cercamento eletrônico e a vigilância colaborativa têm sido decisivas nas operações
A tecnologia tem sido uma aliada no trabalho da Brigada Militar na região, facilitando a captura de suspeitos e otimizando o trabalho dos policiais. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Rodrigo Schoenfeldt, destacou como ferramentas como o videomonitoramento, o cercamento eletrônico e a vigilância colaborativa têm sido decisivas nas operações.
O coronel explicou que, ao receber uma chamada através do número 190, o operador do centro de monitoramento pode verificar rapidamente, por meio de câmeras de segurança, a situação antes de despachar a viatura. Segundo ele, se a imagem não mostra nada, a equipe economiza o deslocamento da guarnição, que pode ser utilizada em outro atendimento.
O comandante apontou que um dos casos recentes em que a tecnologia foi fundamental foi o do sequestro de um empresário de Venâncio Aires. O cercamento eletrônico foi acionado e, em poucos minutos, a polícia localizou o veículo da vítima que havia sido furtado. “Foi o cercamento eletrônico. Nós avisamos o batalhão de Rio Pardo, eles colocaram a placa do suposto veículo que estaria sendo conduzido pelo suspeito do latrocínio, e identificaram que ele andou pela cidade. Em poucos minutos já identificaram que ele saiu da cidade, na direção de Santa Cruz. Aí fica fácil. É só pegar a rodovia, uma viatura indo de Santa Cruz e outra vindo de Rio Pardo, e quem chegar primeiro aborda”, revelou.
Além disso, o uso de câmeras de segurança tem sido crucial na coleta de provas para investigações e até condenações na justiça. De acordo com ele, as imagens têm grande valor, principalmente em julgamentos, sendo essenciais para a ação do Ministério Público e para a decisão do juiz. “As imagens falam mais do que mil palavras”, afirmou.
Ainda, ele apontou a importância da vigilância colaborativa, que permite que cidadãos conectem suas câmeras à central de monitoramento da corporação. A iniciativa em parceria com a comunidade tem se mostrado uma ferramenta eficiente, ajudando a resolver e até antecipar ocorrências. “Abrevia, facilita, auxilia e, muitas vezes, até resolve o nosso trabalho“, concluiu.
Notícias relacionadas

Motociclista fica ferido em acidente em Venâncio Aires
Colisão aconteceu na noite desta segunda-feira

Idoso assassinado em Rio Pardo será sepultado nesta terça-feira
Zimer de Oliveira Rocha, de 82 anos, foi executado com três tiros

Primeiro júri de 2025 ocorre nesta terça em Venâncio Aires; saiba detalhes do caso
Suspensão dos trabalhos ocorreu após a saída do juiz João Francisco Goulart Borges

Batalhão da Brigada Militar de Santa Cruz vai atender em novo endereço; confira
Mudança visa otimizar a distribuição do trabalho policial e melhorar o atendimento à comunidade