De acordo com a Guarda Municipal de Santa Cruz, responsável pelo trecho, desde que a obra foi concluída não há registro de colisões
A rotatória construída junto ao trevo do bairro Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul, na BR-471, que dá acesso a Vera Cruz, antes conhecida como “trevo da morte”, hoje dá lugar à tranquilidade e mais segurança no trânsito. Concluída no final de setembro deste ano pela Secretaria Municipal de Obras e Viação de Santa Cruz do Sul, a obra denominada tecnicamente como passagem de dois tempos garantiu redução significativa no índice de acidentes.
Segundo o coordenador da Guarda Municipal, tenente José Joaquim Barbosa, desde que ocorreu a mudança não foi registrado acidente. “Esta foi uma obra de fundamental importância, pois não tivemos registro de acidentes desde então, o que é extremamente positivo”, reforça. “A obra conhecida como rotatória pela comunidade está garantindo mais segurança no tráfego dos veículos devido à sinalização do local, tanto na horizontal quanto na vertical, e também para os motoristas, que contam com a boa iluminação”, avalia. “Antes havia muitos assaltos e com todas estas mudanças, desde a instalação das câmeras de segurança, iluminação e rotatória que facilita no fluxo dos carros, temos este resultado”, completa.
O coordenador e técnico em trânsito de Santa Cruz do Sul Claudiomiro Flores, que acompanhou as obras no trecho, reitera sobre a redução de acidentes. “A passagem de dois tempos está possibilitando mais segurança para aqueles que utilizam a via, principalmente à noite”, pontua.
Para o vendedor santa-cruzense Luiz Fernando Machado, que utiliza o trecho todos os dias para chegar em Vera Cruz, a obra melhorou – e muito. Ele precisa atravessar o trevo diariamente e lembra que antes esperava cerca de 15 minutos para conseguir fazer a travessia. “Agora é muito rápido”, comemora.
A mudança vinha sendo esperada há muitos anos pelos motoristas que precisam cruzar pelo trecho. Com a rotatória, os veículos reduzem a velocidade e, assim, diminui a chance de acidentes.
ÁRVORES PINTADAS
Outra melhoria que vem ao encontro da segurança dos motoristas é a pintura com cal e água de uma parte das árvores localizadas às margens da ERS-409. O serviço foi realizado por servidores da Secretaria Municipal de Obras de Vera Cruz, conforme o secretário da pasta, Gilberto Frantz. A pintura foi realizada há algumas semanas no trecho pertencente ao município. O objetivo é dar continuidade ao trabalho assim que possível, pois segundo Frantz, a pintura tem auxiliado na visibilidade durante a noite. “Já recebemos diversos telefonemas e e-mails elogiando esta iniciativa. Nossa intenção é ajudar os motoristas neste percurso, pois sabemos que não há iluminação”, explica.
Além da pintura, que não prejudica as árvores, a Secretaria Municipal de Obras fez a colocação de tarjas reflexivas e de olhos de gato nas entradas das pontes no trajeto, que também auxiliam na visibilidade durante a noite.
Notícias relacionadas
Viva Unisc projeta receber mais de 4,5 mil pessoas na quarta-feira
Mostra de Cursos da Universidade terá a presença de 125 escolas convidadas, vindas de 42 municípios da região
A partir de segunda, Fort Atacadista realiza Feirão de Empregos
Seleção para todas as áreas e cargos será realizada até quarta-feira em parceria com o Senac, Santa Cruz do Sul
Bombeiros de Santa Cruz se unem no combate às queimadas em Mato Grosso do Sul
Sargentos Filipe Martins da Cunha e Anderson Thomaz se somam à equipe gaúcha que foi auxiliar nos incêndios
Pavimenta Vera Cruz já executou 17 ruas
Enchente de maio e meses seguintes de intenso trabalho atrasaram cronograma, mas trabalho segue em andamento