VERA CRUZ

Vigilância Sanitária apreende e interdita câmara de bronzeamento artificial

Publicado em: 01 de outubro de 2024 às 15:03
  • Por
    Portal Arauto
  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA APREENDEU EQUIPAMENTO EM VERA CRUZ | GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Equipamento utilizado para fins estéticos é proibido no Brasil desde 2009. Câmara fica interditada por 90 dias e depois é descartada

    A Vigilância Sanitária de Vera Cruz, com o apoio da Polícia Civil, cumpriu na manhã desta terça-feira (1º) um mandado judicial de busca e apreensão de uma câmara de bronzeamento artificial. Esse tipo de equipamento utilizado para fins estéticos é proibido no Brasil desde 2009. A proibição foi estabelecida pela Resolução 56 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    Segundo os fiscais que atuam na Vigilância, houve denúncias e a partir da verificação foi expedido mandado judicial. A apreensão ocorreu nos fundos de outro estabelecimento, na Avenida Nestor Frederico Henn. O equipamento, agora, fica interditado por 90 dias e depois disso é descartado.

    Segundo os fiscais, a intenção é desmistificar à população sobre tamanhos benefícios do bronzeamento artificial e alertar sobre os riscos, devido à emissão da radiação ultravioleta (UV). Segundo resolução da Anvisa, não há como determinar nível seguro de exposição aos raios ultravioletas, que podem causar câncer de pele.

    Leia também