Professor do projeto de judô do União Corinthians, Juliano Campos, falou sobre a prática do esporte entre as crianças
Com a disputa das Olimpíadas de Paris neste ano e a conquista de medalhas por atletas brasileiros no judô, a modalidade ganhou mais visibilidade entre os esportes conhecidos como tradicionais.
Entre as modalidades esportivas, o judô é conhecido por ser um esporte educativo por excelência, que permite à criança se expressar em um contexto lúdico, canalizando sua energia e reforçando seu caráter. O professor do projeto de judô do União Corinthians, Juliano Campos, destaca o trabalho que o esporte faz junto ao ciclo fraterno do aluno. “Em alguns casos, a gente precisa conhecer o ambiente familiar para entender a criação da criança. Para isso, a gente divide a faixa etária dos três a seis anos, na qual a aula é 70% lúdica e 30% técnica. Desta forma, a criança aprende, por meio de brincadeiras e atividades, que ela nem sempre vai vencer”, ressalta.
Conforme Campos, o judô é um esporte coletivo que exige equilíbrio emocional. “Na hora que o atleta vai lutar, é ele, e, na maioria das vezes, uma pessoa estranha a sua frente. E o atleta vai ter que vencer ela, para isso, vai precisar controlar o seu medo, ansiedade e nervosismo”, salienta. Por esse motivo, o professor reforça que é trabalhado o psicológico da criança, respeitando o seu tempo e limites.
De acordo com Campos, um dos pontos importantes, é entender que cada criança tem seu tempo de aprendizado. Para isso, cabe aos professores ensinarem e fornecerem a atenção necessária, para que ela se desenvolva dentro do judô.
Notícias relacionadas
Seleção Brasileira conquista o hexa da Copa do Mundo de Futsal
Os brasileiros conquistaram o hexacampeonato mundial de futsal ao vencer os argentinos por 2 a 1 na final da Copa do Mundo
Clube Vera Cruz é campeão municipal de futebol
Alvi-azul venceu por 2 a 0 no tempo normal e levantou a taça na categoria titulares
Final do Campeonato Municipal de Futebol será neste sábado
Fortaleza e Clube Vera Cruz decidem título na Categoria Titulares. Primeiro jogo da final ficou empatado sem gols
Colégio Mauá é o grande campeão da 58ª Onase
Escola de Santa Cruz obteve o melhor resultado entre os 17 educandários que disputaram a olimpíada da rede sinodal