Peça teatral integra projeto "A Magia do Circo nos Bairros", da Secretaria de Cultura
Um lonão de circo se ergueu próximo à quadra esportiva e trouxe novos elementos à praça do bairro Aliança, em Santa Cruz do Sul, na tarde do último sábado (31). A estrutura foi instalada para a apresentação do espetáculo teatral Xebebéu, ação da Secretaria Municipal de Cultura, dentro do projeto A Magia do Circo nos Bairros.
O público compareceu em peso para prestigiar a apresentação, a segunda de um total de três previstas pela secretaria – a primeira foi no Loteamento Beckenkamp e a última será no bairro Várzea, no final de setembro, em data e local ainda a serem definidos.
Debaixo do lonão, o público pôde desfrutar de pipoca, sanduíches e suco, distribuídos gratuitamente. Enquanto aguardavam pelo início do espetáculo, as crianças se divertiam recebendo pintura facial.
O secretário de Cultura Dinho Barbosa classificou a iniciativa como um momento de lazer para a comunidade aproveitar e curtir. Ele destacou a importância da descentralização das atividades culturais no município, com a oferta de eventos gratuitos e de qualidade nos bairros.
A peça foi encenada pela Companhia de Tchêatro Xebebéu. Fundada em 2008 por Demétrius Benvenuto de Almeida, o palhaço Xebebéu, em Camaquã, a trupe conta ainda com as atrizes Bianca Quincoses dos Santos e Bruna Santos Almeida, e Vinicius Benvenuto de Almeida.
O espetáculo trouxe um texto leve, dinâmico e engraçado, que narra o surgimento da amizade entre uma rata e um gato, seres tidos como adversários na vida real. O companheirismo entre eles é construído através do encantamento proporcionado pela inversão de papéis durante a encenação de algumas fábulas, o que os faz esquecer diferenças e conduz a uma convivência pacífica, tornando-os amigos.
Moradora do bairro Esmeralda, Bruna Roos trouxe a filha Maria Alice, 7 anos, para assistir ao espetáculo. Ela ficou sabendo da programação através da comadre Laura dos Reis Ferreira, que também prestigiou o evento ao lado da filha Aurora. “Foi ótimo! Divertiu bastante, não só as crianças, mas também os adultos. Minha filha foi chamada ao palco, participou e ficou muito feliz”, avaliou Bruna.
Bianca Rosa deslocou-se do bairro São João com a filha Bella, de 1 ano e cinco meses, e mais cinco sobrinhos, e não se arrependeu. “Achei muito bonito e interessante. A peça prendeu a atenção das crianças de verdade, o que é algo muito difícil”, comentou.
A apresentação tem duração de 50 minutos, com classificação etária livre. O evento também teve a participação do grupo local Sintonia Teatral, recepcionando o público. O projeto tem o apoio da Skené Projetos Culturais.
Notícias relacionadas
Vale do Sol realiza Encontro de Instrumentistas
Evento promovido pela Associação Pró-Cultura do município ocorre na noite desta sexta-feira (13), na Comunidade Evangélica de Formosa
Semana Farroupilha começa na sexta-feira em Vera Cruz
Programação, que se estende até o feriado do dia 20, se concentra novamente na estrutura do CTG Candeeiro da Amizade
Personagens de Divertida-Mente inspiram gincana de saúde mental em Santa Cruz
Evento promoveu práticas esportivas, feiras de saúde, oficinas terapêuticas, ateliê de artes, rodas de conversa e karaokê
Torneio de Boliche vai reunir servidores municipais de Santa Cruz
As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira, no valor de R$ 12