Assistente Social dedicado aos Residenciais, Tiago Rosa, compartilhou a missão e os desafios enfrentados nesse trabalho
Em Santa Cruz do Sul, os Residenciais Terapêuticos e Inclusivos destacam como um modelo inovador de cuidado e inclusão para pessoas com deficiência e transtorno mental. Serviço municipal Gerido pelo Hospital Ana Nery desde dezembro de 2018, essas residências terapêuticas e inclusivas representam um avanço significativo em relação aos antigos modelos asilares e hospitalares.
O Assistente Social dedicado aos Residenciais, Tiago Rosa, compartilhou a missão e os desafios enfrentados nesse trabalho essencial. Com uma experiência de cinco anos nesse campo, Tiago enfatiza que a institucionalização dos residentes ocorre somente em casos extremos, quando todas as alternativas de suporte familiar e comunitário são esgotadas.
“Nosso objetivo primordial é promover a autonomia das pessoas atendidas. Queremos que estejam integradas à família e à comunidade“, explica. Para isso, além das residências, existem outros serviços como o Centro Dia, Apae e Caps, que complementam o suporte oferecido.
Atualmente, os Residenciais Ana Nery abrigam quatro casas, sendo duas terapêuticas e duas inclusivas. Cada casa acomoda no máximo 10 residentes, o que permite um ambiente acolhedor e personalizado. “Trabalhamos diariamente para que os residentes desenvolvam suas próprias rotinas e atividades. Cada conquista de autonomia é uma vitória para nós“, destaca.
O profissional ressalta que a abordagem atual é baseada na liberdade e na manutenção dos vínculos sociais dos residentes, um avanço conquistado graças à implementação da Reforma Psiquiátrica no Brasil. “Antes, muitos pacientes eram enviados para clínicas distantes, perdendo o contato com suas redes de apoio. Hoje, buscamos integrá-los à sociedade de forma mais inclusiva e respeitosa“, afirma Tiago.
A jornada dos Residenciais Ana Nery não se limita ao cuidado imediato; o objetivo final é a reintegração dos residentes à família ou a promoção de sua independência, além da inclusão no mercado de trabalho quando possível. “Estamos sempre em busca de oportunidades para que essas pessoas tenham uma vida mais plena e integrada“, conclui Tiago.
Notícias relacionadas
Empresa santa-cruzense Discovery Bowl conquista mercado asiático de boliche
Os serviços do empreendimento já estão presentes em todos os continentes
Quais recursos nas apostas online ajudam em bancas menores?
Quem aposta com valores baixos precisa ter uma boa gestão de banca. Esse conceito envolve controlar a quantia que disponível
Fim de ano é momento de reflexão, planejamento e resoluções para um novo ciclo
Psicóloga do Hospital Ana Nery, Tauane Schroeder afirma que é comum que a população trace objetivos que quer conquistar no próximo período
Senac Santa Cruz do Sul promove oficinas culinárias para o Natal
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Senac Santa Cruz do Sul ou comparecer na escola, na Rua Venâncio Aires, 300