No momento, 55 gatos estão sob os cuidados da organização
A ONG Salve um Gatinho é um grupo de voluntárias que atua em Santa Cruz do Sul resgatando gatos em situação de vulnerabilidade e maus-tratos. Os animais são cuidados, alimentados e, posteriormente, encaminhados para adoção responsável.
Com um grande número de protetores voltados a cães de rua, o trabalho da ONG surgiu em 2015 para atender a necessidade de assistência aos felinos. “Decidimos criar o Salve um Gatinho e começar a trabalhar exclusivamente com o resgate de gatos, já que havia outras entidades preocupadas com os cães. Começamos devagar, ajudando os gatinhos de rua em situação de maus-tratos e vulnerabilidade”, explica Cândice Silveira, integrante da entidade.
Atualmente, a ONG conta com cinco voluntárias que se dedicam ao resgate, aos primeiros cuidados e ao encaminhamento dos animais para adoção. “Temos nossa página, onde as pessoas entram em contato conosco e relatam dificuldades relacionadas a animais abandonados. Na medida do possível, atuamos e realizamos os resgates”, destaca Eliane Lopes, outra integrante da ONG.
Segundo Eliane, o período de férias é especialmente complicado. Nesta época do ano, o número de gatos abandonados nas ruas aumenta, resultando na superlotação dos lares temporários vinculados à ONG.
No momento, 55 gatos estão sob os cuidados da organização. Muitos deles encontram-se em tratamento de doenças, o que dificulta a liberação para adoção responsável. Apesar dos desafios, a ONG conta com parcerias da Prefeitura de Santa Cruz e da comunidade para manter suas atividades.
Quem tiver interesse em contribuir ou adotar um gato(a) pode entrar em contato por meio das páginas do Facebook ou Instagram da Salve um Gatinho.
Notícias relacionadas
![Petição pública pede a permanência de animais em casas geriátricas](https://portalarauto.com.br/wp-content/uploads/2025/01/dog-sitting-his-owner-garden-1200x800.jpg)
Petição pública pede a permanência de animais em casas geriátricas
O apelo é dirigido a profissionais de saúde, engenheiros, médicos, veterinários, estudantes, professores e órgãos como a Promotoria e hospitais
![Falta de fiscalização é um dos problemas apontados por prefeito em relação à falta de energia](https://portalarauto.com.br/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-14-at-14.49.07-1200x900.jpeg)
Falta de fiscalização é um dos problemas apontados por prefeito em relação à falta de energia
Chefe do Executivo em exercício, Juninho Pires, também apontou a falta de qualidade como obstáculo
![Reunião entre Prefeitura e Agerst aborda qualidade dos serviços públicos](https://portalarauto.com.br/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-15-at-08.57.02-1200x801.jpeg)
Reunião entre Prefeitura e Agerst aborda qualidade dos serviços públicos
Entre os principais temas discutidos, destacaram-se o transporte público municipal, o saneamento básico, o recolhimento de lixo e a regulação desses serviços
![Sindicato dos Metalúrgicos cria vakinha on-line para ajudar associada](https://portalarauto.com.br/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-15-at-09.08.16.jpeg)
Sindicato dos Metalúrgicos cria vakinha on-line para ajudar associada
Jaqueline Moraes perdeu tudo o que tinha após sua residência ser consumida por um incêndio