Objetivo é se reunir com o prefeito Sérgio Moraes e discutir sobre o trabalho que é realizado
A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) tem o objetivo de ampliar sua área de atuação e promover uma maior inclusão de trabalhadores no processo de reciclagem em 2025. Atualmente, a cooperativa atende 15 bairros do município, mas o plano é expandir para outras regiões.
Segundo o coordenador administrativo da Coomcat, William Mendes, a cooperativa entregou um documento ao prefeito eleito, Sérgio Moraes, defendendo a coleta seletiva solidária com a inclusão de catadores. Agora, a intenção é discutir esses pedidos com a nova gestão, “para que a gente consiga aumentar os índices de reciclagem e geração de emprego e renda com a inclusão dos catadores”, explicou.
Mendes destacou que o modelo atual de gestão de resíduos prioriza limpeza, com 80% dos recursos voltados para essa finalidade. “A gente quer inverter essa lógica. A gente não quer só limpar, mas sim reciclar. Hoje só a cooperativa recicla. Para que a reciclagem aconteça, a gente tem um processo que é mecanizado, mas a maior parte dele é com a inclusão das pessoas, tem que ser triado. E é um processo, do ponto de vista mais apressado, que parece que é caro, mas não”, disse.
Entre os planos da cooperativa está a criação de uma nova unidade no Bairro Esmeralda, que poderá incluir pelo menos 25 novos trabalhadores e ampliar os serviços para a área de limpeza. “Incluir os catadores na limpeza é fazer com que esse projeto de gestão se torne mais completo possível. Os catadores não vão misturar os resíduos. […] Tudo é uma combinação para que a gente consiga resultados melhores”, afirmou o coordenador.
A Coomcat é responsável por uma área que atinge um índice de reciclagem de 15%. Contudo, quando considerado todo o município, o índice cai para 4%, “porque nos outros 21 bairros não há esse trabalho mais aproximado com a população que a cooperativa fez, continua fazendo e que é o que traz realmente os resultados. Além de que, na nossa análise, deveria ter mais dias repetidos fazendo essa coleta e campanhas mais focais para melhorar a quantidade de material recolhido”, apontou Mendes.
De acordo com o coordenador, a Coomcat opera como um empreendimento de economia solidária, onde os associados participam de reuniões para decisões administrativas, financeiras e operacionais. Além disso, a cooperativa busca a inclusão sócio econômica, principalmente, dos catadores de materiais recicláveis. “Essas pessoas têm muita dificuldade de entrar no mercado financeiro. Aqui na região, o nosso mundo do trabalho é muito difícil”, concluiu.
A coordenadora geral da Coomcat, Vera Lúcia Flores da Ros, afirmou que outro objetivo é a ampliação da conscientização ambiental nas escolas, para que as crianças aprendam desde cedo sobre a separação do lixo e os tipos de materiais recicláveis. “A cooperativa sempre busca tentar conscientizar mais a população. A maioria não conhece a cooperativa, não sabe quem é a Coomcat. Então, a gente busca fazer essas pessoas conhecer cada vez mais a cooperativa, o nosso trabalho e quem trabalha aqui. Isso é de suma importância”, finalizou.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas
Torcida Organizada – Arauto News – 16/01/2025
Inter x México, Cuéllar no Grêmio e mercado de transferências / Nícolas da Silva, Kássia Machado, Luciano Almeida, Rafael Cunha, Bianca Mallmann e Guilherme Bica
Eduardo Leite determina que equipes técnicas auxiliem nas ações diante da forte chuva em Santa Catarina
“Em momentos como este, as divisas entre nossos estados são apenas linhas no mapa. O que importa é unir forças para proteger e amparar quem precisa”, frisou o Governador
Rádio Revista – Renato Drummond Neto, Historiador
Historiador faz sucesso nas redes com pesquisa e livro sobre a monarquia. Autor do livro Rainhas Trágicas: Quinze Mulheres que moldaram o destino da Europa, onde resgata a história de soberanas que deixaram sua marca na história. O site Rainhas…
Rádio Revista – 1º Tenente Adriano Thomazi, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rio Pardo
Ação do Projeto Guarda-vidas Mirim ocorre neste sábado em Rio Pardo, na Praia dos Ingazeiros. As atividades ocorrem de manhã, às 10h, e à tarde, às 15h. Em cada turno são 30 vagas. O projeto Institucional Guarda-vidas Mirim atinge crianças…