Venâncio Aires é pioneira em parceria público-privada para iluminação pública no estado


Publicado em 13/03/2018 17:00 Atualizado em 13/03/2018 17:00 Região   NOVIDADE Fonte: Assessoria de Imprensa

A iluminação pública é um dos principais temas das administrações públicas. Venâncio Aires, que possui uma área geográfica extensa e mais de 11 mil pontos de iluminação lançou, neste mês, uma parceria público-privada que objetiva, além de melhorar o sistema de iluminação das ruas, implantar gestão inteligente dos equipamentos, com rede de comando à distância e sistema de lâmpadas LED. Venâncio Aires foi a primeira cidade gaúcha a lançar o edital e dar o passo importante para a parceria que buscará solucionar as dificuldades e problemas com a gestão da iluminação.

A concorrência pública irá abrir os envelopes no próximo dia 23 e exigirá investimentos de R$ 107.677.735,05 conforme previsto no edital. A empresa ganhadora ficará responsável pelo desembolso financeiro para implantação da rede de iluminação pública pelos próximos 30 anos. O Município continuará administrando o recolhimento da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que garante, em média, a partir deste ano, R$ 400 mil por mês. Com este recurso, a Prefeitura irá pagar a conta de energia pública para a concessionária responsável pelo serviço em Venâncio Aires e o restante do recurso será repassado para a gestora para manutenção e investimentos.

Segundo o prefeito Giovane Wickert, o objetivo é garantir eficiência e melhorar o sistema de iluminação por meio de novas tecnologias e de uma gestão especializada. A fiscalização ficará a cargo da Prefeitura ou por agência regulatória. “Estamos confiantes de que no segundo semestre do ano possamos iniciar esta nova gestão e garantir que Venâncio Aires seja um modelo de iluminação”.

 







Copyright © 2016 Portal Arauto - www.portalarauto.com.br DB