Cursos da Comunicação Social debatem fake news em aula inaugural


Publicado em 13/03/2018 09:56 Atualizado em 13/03/2018 10:10 Geral   UNISC Fonte: Assessoria de Imprensa

A internet e as redes sociais são palco de circulação de um número expressivo de notícias diariamente. Contudo, antes de compartilhar tais informações, é importante verificar até que ponto são efetivamente verídicas. Em ano eleitoral no Brasil, este é um assunto recorrente, que preocupa profissionais da Comunicação e também pauta discussões entre os candidatos e os próprios eleitores.

Com a ajuda de programas que simulam ações humanas, muitas notícias falsas – as chamadas fake news – são disseminadas com rapidez, espalhando boatos e, em alguns casos, comprometem a imagem, a segurança e até mesmo a integridade de pessoas ou instituições.

Para falar sobre este assunto, os Cursos da Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) receberão, no dia 5 de abril, Pablo Ortellado, colunista da Folha de S. Paulo, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e coordenador do Monitor do Debate Político no Meio Digital, projeto que monitora o compartilhamento de notícias políticas nas mídias sociais no Brasil.

A aula inaugural ocorrerá no Anfiteatro do Bloco 18, a partir das 19h15min, aberta a toda a comunidade, com entrada gratuita. Como debatedores estarão presentes o jornalista Leandro Fontoura e a professora do Departamento de Comunicação Social Cristiane Lindemann. O evento é uma promoção dos Cursos da Comunicação Social, do Departamento de Comunicação Social e do Curso de Direito da Unisc.

PortalArauto
Pablo Ortellado, colunista da Folha de S. Paulo, falará sobre “Notícias falsas no contexto da polarização” (Foto: Divulgação)






Copyright © 2016 Portal Arauto - www.portalarauto.com.br DB